O Banco Central norte americano (FED) abriu uma investigação sobre o programa de subsídios do National Institutes of Health (NIH) em meio à controvérsia  sobre os fundos que estão sendo enviados ao Instituto de Virologia de Wuhan .

A investigação irá verificar os investimentos dentro do período em que a EcoHealth Alliance (Empresa Sem Fins Lucrativos) com sede em Nova York recebeu 3,75 milhões dólares em doações do NIH para realizar um estudo chamado “Compreendendo o risco de Emergência do Coronavírus de morcego”, fato esse relatado pela primeira vez pela CNN.

“Compartilhamos as preocupações das partes interessadas em relação ao cumprimento e supervisão dos fundos de subsídios do NIH. Temos monitorado esse problema há algum tempo e o consideramos um assunto de alta prioridade que pode representar uma ameaça à integridade do programa de subsídios do NIH ”, disse a porta-voz da inspetora geral do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Tesia Williams, em um comunicado.

E completou, “Com base em nossa pesquisa e análise preliminares, o HHS-OIG decidiu realizar uma ampla revisão de auditoria como o NIH monitorou os subsídios selecionados e como os donatários e sub-donatários usaram e administraram fundos federais entre os anos de 2014 a 2021”, acrescentou Williams.

E-mails internos do NIH obtidos no início deste mês pelo grupo conservador Judicial Watch indicam que o laboratório de Wuhan deveria receber um total de $ 1,5 milhão de dólares em verbas de subvenção federal via EcoHealth entre os anos de 2014 e de 2025. EcoHealth teria recebido aportes totais de aproximadamente $ 7,4 milhões de dólares no mesmo período.

O consultor médico chefe da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, subestimou o valor e a duração do compromisso de financiamento para o laboratório em depoimento perante um subcomitê de dotações da Câmara no mês passado, dizendo que a subvenção da EcoHealth era de cerca de $ 600.000 mil doláres em um período de cinco anos, então uma quantia modesta” disse o médico, escondendo a verdade dos fatos.

Já existem evidências robustas que sugerem que a pandemia de coronavírus foi desencadeada por um vazamento do vírus do Instituto de Virologia de Wuhan para a cidade de Wuhan, que tem uma população de cerca de 11 milhões de pessoas.

Alguns especialistas e legisladores também sugeriram que o laboratório estava realizando a chamada pesquisa de “ganho de função” , na qual os vírus são manipulados para se tornarem mais transmissíveis e prejudiciais aos humanos.

Fauci e o diretor do NIH, Dr. Francis Collinsnegaram repetidamente que o dinheiro doado concedido à EcoHealth Alliance foi usado para financiar pesquisas de ganho de função no laboratório de Wuhan, embora também tenham reconhecido que não têm como saber se os cientistas lá realizaram ganhos não divulgados de experimentos de função.

“É claro que não estamos cientes de outras fontes de fundos ou outras atividades que eles possam ter realizado fora do que nosso subsídio aprovado permitia”, disse Collins na mesma audiência do subcomitê de dotações da Câmara em 25 de maio.

No dia seguinte, questionado pelo senador John Kennedy (R-La.), Fauci admitiu que embora acreditasse que o financiamento não foi mal utilizado, ele “não pode garantir que um beneficiário não mentiu para nós, porque nunca se sabe”.

COM INFOS DO NYPOST

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui