Governadores, secretários estaduais e representantes do Ministério da Saúde em evento promovido para marcar o envio de imunizantes contra a covid-19 para a unidades da FederaçãoPaulo Lopes/Ministério da Saúde – 18.jan.2021

A aprovação ao trabalho dos governadores caiu de 34% para 29% em 5 meses, mostra pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 de fevereiro de 2021. Outros 38% continuam avaliando os mandatários como “regular”, enquanto 28% rejeitam as administrações.

Os mandatários estaduais tiveram pico de popularidade em junho, 2º mês com mais mortes pela covid-19 até agora. À época, a maioria dos Estados estavam com restrições de circulação para conter a doença.

Depois, quando as mortes começaram a arrefecer no Brasil, a popularidade dos mandatários entrou em trajetória de queda, chegando nesta rodada no menor patamar desde que o PoderData começou a fazer a pergunta a seus entrevistados, em maio de 2020.

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 519 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS

O estudo destacou, também, os recortes por região para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação à avaliação do trabalho dos governadores.

No Nordeste, 40% dos moradores avaliam como ótima ou boa as administrações estaduais. Já no Centro-Oeste é onde observa-se a maior rejeição: 37%.

GOVERNADORES X BOLSONARO

Os apoiadores do presidente são os que mais avaliam positivamente o trabalho dos mandatários estaduais. Nesse grupo, 36% acham os governadores ótimos ou bons.

Já entre os que rejeitam Bolsonaro, 32% avaliam como ruim ou péssimo a atuação dos políticos. E 28% aprovam.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.


Poder360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui