Câmara em Foco

Vereador Guga segue filiado ao Progressistas e não assumiu presidência do Patriota na PB

O vereador de João Pessoa, Guga Oliveira, falou, há alguns meses, que estaria assumindo a presidência estadual do Patriota da Paraíba. Entretanto, segue filiado ao Progressistas, partido pelo qual concorreu nas eleições de 2022 ao cargo de deputado federal.

A polêmica voltou à tona na noite dessa sexta-feira (11), quando o parlamentar voltou a afirmar que estava no comando do Patriota da Paraíba, ao programa 60 Minutos da Rede Arapuan. Porém, após a reportagem checar as bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Patriota não tem nominata ativa, visto que está em processo de fusão com o PTB. Ambos os partidos não atingiram a cláusula de barreira e estão constituindo uma nova legenda.

Além disso, a reportagem buscou a lista de filiados do Patriota, onde também não consta o nome do vereador Guga Oliveira. O mesmo encontra-se ainda filiado ao Progressistas, cuja filiação ocorreu no dia 1º de abril de 2022 e segue com status regular perante os órgãos eleitorais.

Órgão partidário

Ainda no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do TSE (SGIP), o nome de Guga só aparece na lista de órgãos partidários, em nominatas antigas, de partidos já extintos, como o PRB (hoje Solidariedade), na condição de membro da executiva, e também no PTdoB, pelo qual foi tesoureiro entre 2011 e 2012.

Mandato ameaçado na CMJP

Vale salientar que o vereador Guga Oliveira foi eleito pelo PROS, e saiu do partido quando resolveu candidatar-se a deputado federal pelo Progressistas. O fato gera uma brecha para o suplente direto do parlamentar, Neném de Seu Mano, pleitear a vaga de Guga na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), por infidelidade partidária.

ParlamentoPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo