day after da construção iniciada nacionalmente pelo ex-presidente Lula, na última terça-feira, no sentido de refazer as pontes com o PSB, foi marcado, em Pernambuco, por um encontro entre o governador Paulo Câmara e o senador Humberto Costa. O socialista, vice-presidente nacional do PSB, recebeu o petista, eleito em sua chapa, em 2018, no Palácio do Campo das Princesas na última quinta-feira. Na pauta, uma troca de impressões sobre a reunião virtual entre lideranças do PT e do PSB realizada essa semana e capitaneada pelo líder-mor dos petistas. Ao senador, o governador de Pernambuco externou uma percepção positiva da conversa recente e disse ter entendido como construtiva a postura de Lula. “Ele avalia que Lula está com uma posição bastante construtiva e disse que as pessoas do PSB saíram bem impressionadas”, relata Humberto à coluna. Ontem, três dias após ir à mesa com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB e crítico ferrenho do hegemonismo do PT, Lula teria instruído dirigentes nacionais da sigla, segundo o Jornal Extra, a evitar o lançamento de candidaturas a governador em 2022, visando a priorizar alianças para o projeto presidencial.

Indagado sobre tal diretriz, à coluna, Humberto Costa pondera o seguinte: “Isso vai ser discutido Estado por Estado. Aqui em Pernambuco, nós sempre procuramos ajudar nessa construção do PT nacionalmente. Para a gente, sempre a eleição presidencial foi relevante. Inclusive, nos defendíamos aliança, aqui, com o PSB, agora, em 2020, muito como forma de ajudar a construção nacional”. No ano passado, no entanto, a direção nacional bancou a candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife, o que gerou rompimento, permeado por intensa troca de farpas, entre PT e PSB na Capital e no Estado. Apesar disso, o encontro de anteontem não foi o primeiro entre Paulo e Humberto de lá para cá. Nesse hiato, os dois já haviam estado juntos em outro momento de discussão dessa relação, quando Humberto agradecera ao socialista pelo apoio dado ao PT, e Paulo também externara reconhecimento pela contribuição recebida. Menos de um ano depois, parecem caminhar a passos mais largos para uma recomposição. “Isso vai acontecendo, a gente vai construir isso aí”, observa Humberto à coluna.

STF x CPI em 2014 
No governo Dilma Rousseff, a Oposição foi ao STF para garantir instalação da CPI da Petrobras no Senado. “Não é a primeira vez”, recorda Humberto Costa e define como “correta” a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de determinar abertura de CPI da pandemia. “O PT não criou essa celeuma que Bolsonaro criou. Ele parece ter medo de alguma coisa que a gente não sabe o que é”.

TRANSMISSÃO- De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Lucas Ramos, a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), detentora dos direitos de radiodifusão da TV PE, passa por uma reestruturação e, em breve, estará apta a transmitir jogos do Campeonato Pernambucano para o interior, caso vença edital lançado pela Federação Pernambucana de Futebol.

Cultura – Foi com apoio de 499 dos 513 deputados que Tadeu Alencar conseguiu aprovar requerimento de urgência para que o projeto de prorrogação da Lei Aldir Blanc seja pautado na Câmara.

Inovação – A Associação das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras – ACITI,  terá, na sua vice-presidência, o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida. A associação visa a promover cooperação técnica, estudos, pesquisas e compartilhamento de informações para desenvolver inovação na gestão pública brasileira.

Por Renata Bezerra de Melo, do Folha de Pernambuco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui