Valorização do Sistema Único de Saúde( (SUS), priorização na atenção básica e atingir os 100% da cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), zerar as filas para consultas e exames, fortalecer os conselhos de saúde e criar um sistema informatizado para garantir à população o acesso de todos os dados detalhes de todos os gastos públicos. Essa é a principal proposta estruturante do candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Anísio Maia e candidata a vereadora Célia Marques, que dialogaram, na manhã desta quarta-feira (7), com agentes de saúde, no Mangabeira Prosind.

“Nós queremos garantir à população que o nosso compromisso é com a valorização do sistema público de saúde porque somos contra qualquer privatização ou terceirização dos serviços de saúde e educação. Nossa proposta é investir fortemente na atenção básica com a prevenção e, ao mesmo tempo, criar uma grande frente de trabalho para zerar essas filas de consultas e exames a que a população é submetida, o que é inaceitável”, afirmou.

Anísio Maia destacou que os agentes de saúde são fundamentais para a efetivação das políticas públicas de saúde de forma eficiente, no entanto, tem recebido reclamações sobre falta de equipamentos, fardamento, déficit de equipa e falta de diálogo. “Os agentes de saúde são importantíssimos para garantir todo o trabalho de saúde preventiva porque eles sabem as melhores estratégias para passar informações de autocuidado à população, o que evita, em vários casos, com gastos desnecessários com remédios”, frisou.

Célia Marques, que pleiteia uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa, destacou que o principal problema é que existem 240 agentes de endemias para cobrir os 65 bairros da cidade, mas falta diálogo e reconhecimento da categoria nas estratégias de saúde. “Nós somos agentes de saúde, uma categoria essencial do SUS e vimos que a melhor proposta é Anísio para cuidar da saúde de João Pessoa. A gente precisa de alguém para resgatar a dignidade da saúde do povo de João Pessoa”, frisou.

Na reunião, homens, mulheres e jovens que atuam como agentes de saúde ouviram as propostas de Anísio Maia e expuseram as dificuldades que a categoria enfrenta no dia a dia. A jovem Giovana Anjo Wallach ressaltou que as propostas de Anísio Maia a convenceram a ponto de garantir seu primeiro voto nessas eleições. “Essa é a minha primeira eleição e meu voto vai pra Anísio Maia. Eu sei que vai ter uma mudança legal no geral e eu confio bastante nas propostas dele”

Encontro com sanitaristas

A saúde também foi o assunto principal da reunião que Anísio Maia e o candidato a vereador Marcos Henriques realizaram, na noite desta terça-feira (6), com os sindicalistas sanitaristas que atuam na Prefeitura de João Pessoa. Anísio recebeu propostas da categoria que estabelecem valorização salarial e de gestão para ser integrada de forma mais decisiva nas políticas de saúde da capital.

A sanitarista Lucineide Alves destacou que proposta apresentada prevê o reconhecimento da categoria dos sanitaristas, que conta com 32 profissionais na rede pública de João Pessoa. “É um grupo que tem expertise, mas não tem reconhecimento como trabalhadores especializados. O sanitarista ocupa funções estratégicas de planejamento, análise, avaliação, diagnóstico, diversas pastas das ações de ação, monitoramento e ações desse processo”, disse.

O candidato à reeleição, Marcos Henriques, disse que como presidente de comissão de Políticas Públicas da Câmara de João Pessoa, se comprometia a levar o assunto para debate no legislativo municipal.

Assessoria Anísio Maia 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui