Polícia prende líder de facção que comandava crimes e ordenava execuções no Litoral Sul da Paraíba

Foto ilustrativa: Divulgação / Polícia Civil
Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (29) prendeu um líder de facção criminosa com atuação no Litoral Sul da Paraíba, principalmente na região de Acaú, durante ação integrada das polícias Civil e Militar.
Segundo a investigação, o suspeito é apontado como coordenador de sequestros, execuções e julgamentos do chamado “tribunal do crime”, mesmo estando em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica.
As investigações também revelaram um sequestro ocorrido no dia 16 de janeiro, quando um jovem foi retirado de casa e levado para um imóvel, onde foi submetido a ameaças.
Segundo a polícia, o rapaz foi levado a um julgamento do tribunal do crime, com seis pessoas envolvidas, algumas armadas com armas de fogo e facas.
A vítima só não foi morta porque as equipes chegaram rapidamente ao local. “Com a chegada das viaturas, eles desistiram da execução”, explicou o delegado.
Um vídeo com ameaças ao jovem circulou nas redes sociais. Duas pessoas foram presas no dia do resgate.
Líder coordenava crimes
A investigação apontou que o líder da facção coordenava as ações por telefone, mesmo usando tornozeleira eletrônica.
Segundo a polícia, ele utilizava celular de terceiros, para dar ordens e decidir se a vítima viveria ou morreria. “Ele coordenou todo o sequestro e decidiu o destino do jovem”, destacou o delegado.
Prisões e apoio da Justiça
Durante o cumprimento do mandado, os policiais localizaram o suspeito três casas depois do endereço informado à Justiça, estratégia usada para tentar despistar a polícia.
Com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, foi autorizada prisão e busca itinerante, o que possibilitou a captura.
Atuação no Litoral Sul
De acordo com a polícia, o preso exercia liderança criminosa principalmente em Acaú, mas também coordenava áreas vizinhas, incluindo regiões fragilizadas por ausência de lideranças.
Com a operação, a polícia afirma ter desarticulado grande parte da liderança criminosa local.
Paraíba.com.br




